A Bolsa de Valores brasileira abre as 9:30 e fecha as 17h (horário de Brasilia), então esteja preparado para operar nesse horários, lembrando que o valor das ações variam ao longo do dia de acordo com a lei da oferta e da procura. É a procura por compra de uma determinada ação que faz ela entrar em alta ou em baixa. Se você chegou aqui mais ainda não sabe como e o que fazer para começar a investir na Bolsa de Valores, sugiro que comece por aqui. Para saber como funciona a Bolsa de Valores de forma descomplicada clique 👉aqui.
Hoje vou falar outra vez sobre a questão de ações ordinárias (aquelas com final 3) e as preferenciais (final 4). E se você não compreende ainda esses conceitos, melhor ler 👉 aqui antes de prosseguir nessa leitura.
Não gastem muito seu cérebro para entender sobre ações preferenciais agora, porque essa ações nasceram de um "jeitinho brasileiro" e estão com os dias contados. Na chamada "Nova Bolsa", elas já nem existem mais.
Aqui está um print do mural do meu perfil. Observem que do lado direito, está o monitoramento de uma parte da minha carteira de ações, porque a versão gratuita só me permite cadastrar 5 ações por lista. Como podem observar, nesse boletim só tem uma nota vermelha, mas esse é um aluno bom, vou explicar por quê em breve, ele será um ótimo exemplo.
Existem detalhes, que por razões didáticas não vou mencionar agora, mas que torna vantajosa a compra dessas ações. Meu conselho é que se você escolheu uma empresa para investir, verifique a cotação da 3 e da 4 e compre a que estiver mais barata. 😉
Excetuando essa questão das ações preferenciais (4), tudo que vou falar a partir de agora será válido quase qualquer mercado de ações do mundo.
Quem está seguindo certinho as instruções do blog desde o incio deve estar achando tudo muito fácil e talvez até se perguntando qual o grande mistério dessa coisa antes tão difícil de entender. É que na verdade eu estou preparando você para um jogo, onde a estratégia individual é que fará a diferença. Já mostrei o tabuleiro, já mostrei algumas peças e vou ensinar como se joga e qual é o objetivo do jogo e a variantes dele.
Operar na Bolsa para mim é como jogar Xadrez, você precisa criar uma estratégia e antecipar pelo menos 3 jogadas antes de mover as pedras. Por outro lado, acho parecido também com cuidar de um Tamagotchi e você vai entender por que em breve.
Agora vamos falar de algumas estratégias.
Antes de comprar uma ação, eu sugiro que você faça uma analise dos fundamentos dela, que são os números financeiros que ela apresenta a cada balanço (calma que vou mostrar na prática) junto com a Valuation "que é o processo de estimar o valor real de um negócio – ou seu valor intrínseco – projetando e estimando, dessa forma, o valor de suas ações para o futuro, e este termo pode ser interpretado como uma abreviação para “avaliação de empresas”.
Com a Internet isso ficou incrivelmente fácil. Nem sei como as pessoas conseguiam fazer isso antes manualmente... 🙄
Outra coisa que deixou de existir com a Internet, são aquelas pessoas que ficavam gritando dentro de uma sala "compra, compra, vende, vende", isso foi substituído pelo home broker (local onde as ações são negociadas).
Para organizar e monitoras as ações eu uso o GuiaInvest, que é uma especie de Facebook de investidores, caso queira me adicionar como contato, meu nick é: Anduril. Nessa plataforma, você além de organizar suas ações para análise, pode obter as novidades do mundo financeiro em tempo real. Eu sempre dou uma lida nos comentários lá antes de comprar ou vender uma ação. sugiro que você, inicialmente, se inscreva nele no modo gratuito.
E bora ficar ricos para comemorar em Paris. 😊
- Passo 1. Investir no mercado financeiro descomplicado
- Passo 2: O que é Bolsa de Valores para leigos
- Passo 3: Como funciona a bolsa de valores e como aplicar em ações?
- Passo 4: Como operar na bolsa de valores passo a passo para leigos
- Passo 5: Como se organizar para investir na bolsa de valores
- Passo 6: Como fazer um plano de aposentadoria descomplicado


Comentários
Postar um comentário