Passo 2: O que é Bolsa de Valores para leigos

Imagem relacionada



O objetivo dessa postagem é esclarecer para quem vai começar a investir agora, o conhecimento que sofri por 3 meses, estudando 14 horas por dia para adquirir, onde a maior dificuldade são os jargões utilizados em todas as postagens e livros sobre o assunto (além de alguns que querem vender cursos, relatórios e fórmulas milionárias). Durante semanas, tudo se parecia como aprender outro idioma e eu só queria dizer: "olá, como vai, pode me ajudar a investir?" Por isso, decidi que, no dia que eu conseguisse falar sobre investimentos de uma forma que até uma criança fosse capaz de entender, eu abriria um grupo no “Whats-app” para quem quisesse aprender. E a coisa deu tão certo que agora faço este blog para dar um caminho seguro, fácil e prático para que qualquer um possa seguir, falando em português, mesmo. 😉

A Bolsa de Valores nada mais é que um enorme supermercado onde você pode comprar partes de uma empresa. Quando você entende isso, precisa apenas se comportar dentro dela (mais ou menos) como você se comporta quando faz suas compras mensais ou semanais. Em geral, compramos produtos que nos tragam um melhor custo-benefício. Alguns produtos, compramos para estocar, outros, para uso diário e outros, ainda, porque estão em promoção.

Entretanto, quando falamos de Bolsa de Valores, alguns produtos serão comprados para criar um patrimônio. É possível, por exemplo, comprar partes de um prédio, de uma casa, de um Shopping, de um galpão e até receber aluguéis mensais deles; esses são os chamados Fundos Imobiliários.

Ao longo do tempo, falarei de vários tipos de investimentos e vou simplificar para você os conceitos de modo que possa ter acesso a uma educação financeira, para gerir o próprio capital sem precisar ser um economista. Por isso, eu pretendo continuar sendo simplista, mesmo que isso, em algum momento, tecnicamente, não corresponda à norma acadêmica.

Eu não sou economista. Sou uma pessoa comum que perdeu o medo de investir e de arriscar. Se eu estou operando na Bolsa, qualquer um pode operar, também. Esse é o ponto. Portanto, quem está aplicando em poupança por não saber como investir ou sentir-se perdido de que caminho seguir, fique aqui: eu vou mostrar os caminhos e você decidirá o melhor rumo a seguir.

Pretendo fazer isso dentro de uma metodologia que sei que funciona, desde que você deseje aprender de verdade.

Se você chegou nessa postagem sem ter lido as anteriores, aconselho a começar fazendo o passo a passo para que sua experiencia ao operar na Bolsa de Valores seja eficiente e segura. 


Comentários